quinta-feira, 27 de junho de 2019

FINAL DO ANO LETIVO 2018 / 2019


Após mais um ano do Clube Instrumental, não posso ocultar a minha satisfação pelos excelentes resultados alcançados. Os alunos cresceram fisicamente e musicalmente. A sua sensibilidade artística e humana tornou-se mais rica.
Com a prática musical estes alunos aprenderam a gostar da música, quer dizer, aprenderam a ouvir música e, também, as outras pessoas. A música tornou-os cidadãos que sabem ouvir e comunicar. Agora sabem que o barulho reduz os matizes da comunicação e empobrece as ideias. A valorização do silêncio é, talvez, a maior conquista destes alunos e o que pode fazer a diferença no seu futuro como cidadãos, ainda que os contextos familiares, sociais e mesmo escolares, não convidem à reflexão.
Lamentavelmente estes alunos já experimentaram a falta de respeito do público em algumas das apresentações para a comunidade onde não se valoriza o trabalho e esforço necessários para atingir os níveis de qualidade apresentados. Uma comunidade que assenta no barulho não ouve, não pensa, não cria laços, e os alunos não merecem essa falta de educação.
Como amostra do gosto que estes alunos desenvolveram pela música, sete das alunas deste ano decidiram apresentar-se às provas de ingresso na Escola Profissional de Música de Viana d Castelo e foram todas elas admitidas.
Fica-me, como professora, a satisfação de os ver felizes a fazer e sentir a música e, também, como dizem os alunos, porque aprenderam a conviver, ajudar-se, brincar, e a cumprir as regras. Aprenderam, pois, a ser cidadãos.
Os Pais e Encarregados de Educação também colaboraram neste sucesso pois perceberam que os ensaios extra eram necessários para conseguir uma qualidade de apresentação condigna com o esforço das crianças.
Seguem algumas opiniões dos alunos:


"No Clube Instrumental estamos sempre a aprender; também aprendemos a controlar o nervosismo e a vergonha.
É espetacular. Adorei o instrumental e as músicas, foi muito divertido".
Ana Cardoso 6.ºB

"O Clube  instrumental  é muito divertido e aprende-se a tocar instrumentos  novos e músicas e é como se fossemos uma família".

Anita Amorim 6.ºB

"Aconselho todos os meus colegas a andar no Clube Instrumental porque, além de nos ensinar bastante é bom o relacionamento com outros colegas que não são da nossa turma".

Beatriz Pereira 5.ºB



"No Clube Instrumental aprendemos a ter coragem de enfrentar o público".

Beatriz Silva 6.ºD

"O Clube Instrumental é uma ótima opção, divertimo-nos muito, trabalhamos todos em equipa e ajudamo-nos uns aos outros".

Bruna Rocha 6.ºB

"No Clube instrumental não se toca só, também se convive".

Eduarda Pereira 6.ºB

"O Clube Instrumental é espetacular e convivemos em grupo"
Fábio Pereira 5.ºB


"No Clube Instrumental todas as pessoas têm muito gosto pela música!!! Aconselhava os meus colegas a participar neste grupo porque ficariam a saber mais assuntos sobre música e com certeza que iam gostar muito deste clube!".

Inês Barbosa 6.ºD

"Desde que frequento o Clube Instrumental,  a minha atenção nas outras disciplinas melhorou bastante e sinto que ganhei uma paixão muito grande pela música".

Jéssica 6.ºD


"Ser um membro do Clube Instrumental faz com que, além  de aprender músicas em cada aula e ter que ser responsável  quanto à data dos ensaios, aprendemos  a apresentarmo-nos em frente do público e como nos comportar nessa situação". 
Laura Pinto 6.ºD

"O Clube Instrumental, para além do bom convívio, é um sitio acolhedor onde podemos conhecer novos  colegas e interagir com diversos instrumentos.Aprendemos músicas lindíssimas que podemos partilhar com varias pessoas. Durante o tempo que integrei o instrumental conheci colegas novos e aprendi que desistir não é opção. Aconselho todos os que gostarem de música que se juntem ao Clube e terão uma boa experiência"

Mara Alves 6ºB




desenho de Mara Alves







Mara Alves 6.ºB

3 comentários:

  1. Fico muito contente por ter integrado neste grupo. Além disso, esta professora maravilhosa ajudou-me a ganhar uma enorme paixão pela música e assim conseguir passar para a Escola Prfissional de Música. Vou ter muitas saudades do trabalho que tínhamos, das brincadeiras e, claro da minha professora. Deixo um obrigada muito grande à professora Manuela Moura que me ajudou muito ao longo destes dois anos. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. É muito interessante observar que tanto as palavras da professora Manuela Moura como as dos alunos contêm ternura, alegria, entusiasmo e, sobretudo, transmitem paixão pela música!Paixão esta que aproxima os alunos da arte e potencia o desenvolvimento de competências sociais e culturais; desperta a consciência de que esta expressão artística, entre outras formas de arte são cruciais para a sua formação e enriquecimento enquanto pessoa. Bem hajam!

    ResponderEliminar
  3. Fico muito contente por poder integrar este grupo fantástico!!! Eu adoro este grupo. Desde que o frequento tenho mais atenção em todas as disciplinas!!! Aconselho os meus colegas a frequentarem porque vai aprender mais algumas coisas sobre a música. A música às vezes parece ser difícil mas com muito treino é aprendizagem torna-se muito fácil. ADORO este clube❤❤❤

    ResponderEliminar