quinta-feira, 27 de junho de 2019

CLUBE INSTRUMENTAL NO II CONCERTO DE VERÃO - 12 de junho de 2019



No dia 12 de junho, pelas 21h30m realizou-se no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, o IIº Concerto de Verão "Unituna e Amigos", organizado pela Academia Sénior de Caminha.

O Clube Instrumental da Escola do Vale do Âncora voltou a ser convidado. Os nossos alunos tiveram, portanto, a oportunidade de apresentar o seu magnífico trabalho realizado ao longo do ano, primeiro sozinhos e depois acompanhados pela Orquestra de Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo – ARTEAM, que integra antigos membros deste clube instrumental, dirigidos pelo Professor Jaime Alvarez. No fim, a Orquestra e o Clube Instrumental acompanharam a Tuna da Academia Sénior numa colaboração intergeracional que reflete a transversalidade da cidadania que a participação no Grupo Instrumental inspira.

Foi uma experiência muito enriquecedora para os alunos como assim o manifestaram nos comentários que eles próprios fizeram. 
Uma vez mais ficou clara a utilidade da prática musical no ensino geral. Os alunos, para além da psicomotricidade que implica a prática instrumental, aprendem a concentrar-se, mesmo aqueles que estão sinalizados com problemas cognitivos e de atenção. Em particular, aprendem a ouvir e a ser ouvidos, num diálogo respeitoso onde o silêncio é a base da comunicação. Uma comunicação com matizes que os alunos experimentam nos instrumentos e, se o contexto escolar e familiar for o adequado, acabarão por interiorizar e transformar em qualidades cívicas de bom cidadão, ainda que o contexto não pareça muito sensível a tais matizes.
Como professora, mais uma vez, fiquei orgulhosa com a resposta que este grupo deu a todo um ano de trabalho intenso. Todos, cada um ao seu ritmo, conseguiram fazer e sentir a música para além das notas, transmitindo ao público a emoção e primor do seu trabalho. 
Para eles são, pois, todos os elogios que recebi no fim do concerto.

DANÇA RUSSA
TROIKA
RONDÓ

A ROUPA DO MARINHEIRO
MARINHEIRO

JACK'S THE LAD


QUEDA DO IMPÉRIO

ENSAIO




CONCERTO









3 comentários:

  1. Adorei fazer esta apresentação. Puder apresentar todo o esforço que tivemos ao longo deste ano. Um obrigada enorme para a professora Manuela Moura que nos ajudou a preparar isto de uma forma muito bonita e espero que se realize no próximo ano. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns a todos os participantes! Trabalho notável, a todos os títulos!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei fazer esta apresentação...eu so tenho que agradecer á Professora Manuela Moura pelo seu trabalho fantastico...sem a professora nada disto poderia acontaçer...

    ResponderEliminar