domingo, 18 de junho de 2023

CONCERTO DIDÁTICO 2023 - pela ARTEAM - 16 de Maio 2023

 

Mais um ano em que a parceria se mantém entre a nossa Escola e a ARTEAM, na forma de Concerto Didático.

No dia 16 de maio, às 11:00h, no cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, apresentou-se em estreia mundial a obra Triskel - o eixo do mundo, do compositor Rudesindo Soutelo. 

Triskel foi especialmente concebido para os alunos do Clube Instrumental da EBS do Vale do Âncora e para os alunos da Escola Profissional Artística do Alto Minho, recorrendo a uma instrumentação que utiliza o instrumental Orff em diálogo com uma orquestra de câmara. 

A este concerto, num formato didático e dirigido à comunidade escolar, assistiram as turmas do 3.º e do 4.ºanos, bem como todos os alunos do 2.ºCiclo e foi dirigido pelo maestro Diogo Costa e comentado pela Professora Ana Sofia Vieira.

 









3 comentários:

  1. Este Concerto Final evidenciou um rico processo de ensino/aprendizagem e investigação nas disciplinas de Expressão/Educação Musical e no Clube de Música, com recurso a diversas fontes de informação, o que permitiu aos alunos familiarizarem-se com diversas épocas, culturas e linguagens musicais. Igualmente louvável foi o seu envolvimento com artistas, neste ano com o compositor galego Rudesindo Soutelo, e o privilégio de interpretarem obras originais compostas para este contexto específico.
    Destaco a excelente seleção dos textos das obras, das letras das canções, gestão das mudanças em palco, da organização e sequência das obras, as projeções de imagens, a seleção do repertório. A tudo isso à atuação das crianças com elevado nível de responsabilidade e profissionalismo em termos de execução técnica. Foi uma atuação objetiva, mágica e envolvente, que cativou todo o público e promoveu o gosto pela música tradicional e erudita, de forma crítica e informada, onde foi promovido o prazer pela ação artística, entendendo a sua importância no desenvolvimento cultural, artístico e estético e na preservação da identidade.
    A professora Manuela demonstra compreender que o desenvolvimento integrado das pessoas através das artes é uma condição indispensável para o exercício pleno e responsável no exercício de cidadania e que, sendo produto e responsabilidade de toda a comunidade, a arte tem de ser vivida, sentida e compreendida por todos como parte da cultura da sociedade. Os Concertos de Final de Ano são a evidência da importância atribuída à Cultura e Educação Patrimonial através da Música, construindo um caminho de inovação e evolução cultural sustentável. Parabéns à professora Manuela, a todos os seus alunos, pais e comunidade escolar.

    ResponderEliminar
  2. ADOREI! Simplesmente Maravilhoso!
    Parabéns!
    És e sempre serás uma verdadeira inspiração para estes miúdos!
    Mil beijinhos.🥰❤️

    ResponderEliminar