domingo, 18 de junho de 2023

CONCERTO DE FIM DE ANO - 13 e 14 de junho de 2023

Mais um Concerto de Fim de Ano e este ano, com a participação de todas as turmas com as quais trabalho, nomeadamente as duas turmas de 3.ºAno, a turma do 4.º Ano, as Turmas B e C do 5.º e do 6.º Anos, o Clube Instrumental e, pela 1.ª vez, o Clube Vale da Música constituído por Pais, Encarregados de Educação, Professores e Funcionários. 

Na verdade, muita gente em palco e muito esforço e trabalho por parte de todos os participantes. 

Com tantos participantes, houve a necessidade de fazer o concerto em 2 dias, para que todos os familiares tivessem a oportunidade de os ver e ouvir.

O resultado foi fantástico e a recompensa maravilhosa.

Os alunos, desde os mais novos aos mais velhos, mostraram já saber apresentar-se, saber estar em palco, saber fazer música, apesar de não a saberem ler e perceberam que só com muito rigor e disciplina se conseguem estes resultados. 

No final, os olhos deles brilhavam de felicidade.

Os elogios que receberam foram mais do que merecidos e eu estava muito orgulhosa !!

Sei que os elogios tão grandes que recebi e ainda continuo a receber são merecidos, mas sei também que se não fosse o esforço dos alunos e o apoio dos pais não os teria recebido. 

Assim, pois, estamos todos de parabéns!!

"Os Relógios" - VA 3A e VA 3B



 

 "La Mar estaba serena" - Canção tradicional mexicana

"Os Barcos" - Canção tradicional francesa 

 VA 3A


 

"A Roupa do Marinheiro" -  Canção tradicional portuguesa

 VA 3B



 
 "A Gaivota" e "A Sardinha" - Rudesindo Soutelo (1952-)

 VA 3A, VA 3B, VA 4A

Canções criadas em 2022 e 2023 respetivamente, pelo compositor galego,  Rudesindo Soutelo, no âmbito do Projeto Nepso.

.


 "Era uma Casa muito engraçada", "Olhos Negros" e "Hino da Alegria"

VA 4A

"Era uma casa muito engraçada" é de Vinicius de Moraes (1913-1980), compositor brasileiro. 

"Olhos Negros" faz parte do Cancioneiro Açoreano. 

O "Hino da Alegria" foi composto por Ludwig van Beethoven, em 1823, enquanto parte da Sinfonia No. 9, sobre um poema de Schiller, de 1785.
Em 1972, o Conselho da Europa adotou o “Hino da Alegria” como o hino desta organização. 

Em 1985, foi também adotado como hino oficial da União Europeia. O hino usa a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus de liberdade, paz e solidariedade.

 


 

 " Oh Susana" de Stephen Foster (1826-1864),  "My Bonnie" - anónimo

Turma B e C do 5.º Ano

"Oh! Susanna” foi composta em 1847 por Stephen Foster, conhecido como "o pai da música americana" e principalmente pela sua música de salão e menestrel . 

A canção conta a viagem que um negro fez desde o estado do Alabama até Nova Orleans na Louisiana, para encontrar a sua amada Susana. 


Embora a origem da música seja incerta, o tema original "My Bonnie" poderia ser sobre Charles Edward Stuart, após a derrota do príncipe na Batalha de Culloden. Os apoiantes do príncipe poderiam fingir que era uma canção de amor, pois "Bonnie" pode referir-se tanto a uma mulher como a um homem.

 


 

 "Farol de Montedor", "O Mar enrola na Areia" e "Barqueiro"

 Turmas B e C do 5.º Ano

Farol de Montedor é uma canção tradicional do Minho. O Farol, localizado na freguesia de Carreço, foi mandado construir por Júlio Zeferino Xavier. Entrou em funcionamento a 20 de março de 1910. Inicialmente trabalhava a azeite. Em 1936 passou a funcionar a petróleo e em 1947 passou a trabalhar a eletricidade. 

O mar enrola na areia é uma canção tradicional portuguesa

O Barqueiro é tradicional do Alentejo.

 


   "Coro das Maçadeiras" - Canção tradicional

 Turma B do 6.º Ano

Participação especial dos alunos do Clube Instrumental Beatriz Pereira e Tiago Ferreira.


 "Siyahamba

Turma B do 6.º Ano 

É um hino sul-africano (espiritual festivo), que se tornou popular nas igrejas da América do Norte, na década de 1990.

Participação especial dos alunos do Clube Instrumental Beatriz Pereira, Francisco Alves e Tiago Ferreira.



 "Não vás ao Mar, Tonho" - Tradicional da Nazaré

 Turma B do 6.º Ano


"Pirata das Caraíbas" de Geoffrey Zanelli  (1974 - )

Turma B do 6.º Ano

Geoffrey Zanelli, compositor americano, compõe essencialmente para bandas sonoras de filmes, videojogos e televisão. 
 
Participação especial dos alunos do Clube Instrumental Beatriz Pereira, Matilde Presa, Tiago Ferreira e Inês Presa.
 
 

 
Pantera cor de Rosa - Henry Mancini (1924-1994) 
 
 Turma C do 6.º Ano
 
Compositor e pianista americano. Compôs muitas bandas sonoras para televisão e cinema.
 

 
 
"Les Sauvages" - Jean-Philippe Rameau (1683-1764)
Clube Instrumental
 

Foi um dos maiores compositores do período de transição do Barroco para o Classicismo musical. Nasceu em França. Foi ainda teórico musical, organista e cravista.

Em 1725, alguns líderes indígenas de Illinois (EUA) foram apresentados ao rei Luiz XV, em Paris, tendo dançado três danças tribais no Théatre Italien, inspirando o compositor Jean-Philippe Rameau a escrever o rondó Les Sauvages (Os Selvagens), que faz parte de sua ópera/balé Les Indes Galantes (As Índias Galantes).

 

 

"Jesus Bleibet Meine Freude" -  Johann Sebastian Bach  (1685-1750)

  Clube Instrumental

Johann Sebastian Bach, alemão, foi o último grande compositor do período barroco. Foi violinista, organista,  cravista e professor. Presentemente é considerado o maior compositor da história. 

Esta obra é o coral final da sua 32.ª cantata "Herz und Mund und Tat und Leben", composta em Leipzig, em 1716. A sua estreia fez-se em 1723.




 Pizzicato Polka
  Clube Instrumental
  
 Foi composta por Johann Strauss II  e Josef Strauss, em 1869. 
 
Johann Strauss (1825-1899) foi um compositor austríaco de música de dança e operetas. Compôs mais de 500 valsas entre elas o “Danúbio Azul”, polcas, quadrilhas e outros tipos de música de dança.

Josef Strauss (1827-1870) nasceu na Áustria. Além de trabalhar como engenheiro, foi ainda pintor, poeta, dramaturgo, cantor, inventor e compositor.

Pizzicato, palavra italiana que significa "beliscado" é uma técnica de execução de instrumentos de corda em que as cordas são beliscadas com os dedos.

A Polca é uma dança popular da Boémia. Foi introduzida com o objetivo da aproximação dos dançarinos, com rápidos pulinhos nas pontas dos pés.

 


  "Salut d'Amour" de Edward Elgar

  Clube Instrumental 

Edward Elgar, compositor inglês, foi nomeado Músico do Rei em 1924. A sua obra “Marchas da Pompa e Circunstância” é utilizada presentemente em todas as universidades inglesas nas celebrações importantes.

Esta peça foi composta em 1888, quando Elgar estava apaixonado por Caroline Alice Roberts, vindo mais tarde a casar com ela.

 


 "The Princess with the Pea"  de Sergei Bortkiewicz  (1877-1952) 

Clube Instrumental 

Compositor ucraniano, estudou no conservatório de São Petersburgo, mas fixou residência em Viena, onde faleceu.

 


 

"Canção do Mar" de Ferrer Trindade (1917-1999)

 Clube Instrumental

Maestro, compositor, estudou instrumentos de sopro, violino e piano. Estreou-se em clarinete na Banda da Armada, tendo como maestro Artur Fão.

A "Canção do Mar" deixou o seu nome imortalizado.

 


  " Adiemus" de Karl Jenkins (1944-)

 Clube Instrumental

Músico galês é conhecido pelas composições Adiemus e Palladio.

Foi homenageado pela rainha da Inglaterra em 2005 pela sua atuação no meio musical.

O projeto  de Adiemus nasceu quando a Delta Airlines European procurou Jenkins para compor um tema destinado às campanhas da companhia.

Devido ao sucesso de "Adiemus", Jenkins criou o projeto Adiemus de Orquestra Erudita de Música Africana, que resultou em oito CDs.

 


 

 "Valsinha" de Chico Buarque (1944-)

 Clube Instrumental

Cantor, compositor, ator,  dramaturgo e escritor brasileiro é conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira.

 


 "Gontinhães" de Rudesindo Soutelo (1952-)

 Clube Instrumental  

Gontinhães foi composta especificamente para ser estreada pelo Clube Instrumental, em 2022. O compositor galego criouno presente ano, a obra Triskel, dedicada ao Clube Instrumental e à Orquestra de Cordas da ARTEAM, cuja estreia se fez a 16 de maio.

Sobre Gontinhães, em 1924, Luis Ramos Pereira apresentou um projeto de lei com o objetivo de elevar à categoria de vila a freguesia de Gontinhães.

Art 1. ° “Elevada à categoria de vila a freguesia de Gontinhães, a qual se ficará denominando Vila Praia de Âncora.”  A proposta foi aprovada na sessão de 2 de Julho de 1924.

 


 

"Queda do Império" - Vitorino (1942-)

 Clube Instrumental  e Clube Vale da Música

 Vitorino Salomé Vieira, nasceu no Redondo, Alentejo. É o compositor do tema “Queda do Império” que faz parte do álbum “Flor de la Mar”, editado em 1983.

 


 

"Conquest  of the Paradise" - Vangelis (1943-2022)

VA 3A, VA 3B, VA 4A, 5.ºB, 5.º C, 6.ºB, 6.ºC,

 Clube Instrumental  e Clube Vale da Música

Final do Concerto de Fim de Ano 2023.

 






 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





 

3 comentários:

  1. Fantástico! Muitos parabéns a todos!!!

    ResponderEliminar
  2. Intervenções e partilhas deste tipo de experiência pedagógica, no âmbito da Educação Musical, permitem não só aos jovens como à comunidade em geral desenvolver uma nova dimensão humana, pois para além de actores num processo criativo, os jovens são, simultaneamente, agentes culturais, veículos de mudança e inovação e intervenientes activos nas transformações da comunidade à qual pertencem.
    A professora Manuela Moura está de parabéns pois mostrou capacidade para ir ao encontro do que as pessoas anseiam e precisam, acreditando que com paixão é possível ultrapassar todos os obstáculos. Dinamizar tais intervenções, permitiu mover os jovens no sentido de aderirem com entusiasmo às atividades programadas e fomentar a sua participação activa, satisfazendo as suas carências culturais e artísticas e promovendo o fortalecimento da sua identidade e respeito pelo património musical local, nacional e internacional. Parabéns às crianças e a toda a comunidade.

    ResponderEliminar
  3. Manuela, és um ser magnífico e o teu gosto e empenho pela profissão de professora de Educaçao Musical mostra o teu brilho e o trabalho árduo que tens, pois para organizar apresentações deste nível dá muito trabalho.
    Beijinhos e muitas felicidades .
    Carla Senra

    ResponderEliminar