O
Concerto de Natal, com os alunos de todas as turmas do 1º, 2º e 3º ciclo, foi o
resultado do trabalho realizado em sala de aula, ao longo do 1.º período.
Este
trabalho desenvolvido nas turmas, grupos instrumentais e opção de música
adapta-se às possibilidades de cada um, mas com o objetivo de se integrar numa
apresentação conjunta final.
Contrariamente
ao que algumas pessoas pensam, a música no currículo destes alunos não é uma
brincadeira. Quando se trabalha a prática musical no contexto pedagógico da
escola, os alunos estão a desenvolver capacidades muito importantes para
crescer como pessoas equilibradas e socialmente adaptadas para os desafios da
vida.
Assim,
a primeira aprendizagem é a coordenação motora. Sentir o ritmo e sincronizar os
movimentos do corpo é algo que todos devem aprender porque ajuda em todos os
outros ritmos da aprendizagem e do comportamento humano.
Distinguir
as diferentes intensidades na execução musical ajuda a controlar as emoções, o
que é a base do relacionamento social e favorece a empatia com os outros.
A
prática musical em grupo é um trabalho colaborativo e cooperativo, onde o
esforço individual contribui para o benefício de todo o grupo. Isto desenvolve
nos alunos a responsabilidade, autodisciplina e o respeito pelos demais, pois o
êxito do grupo só é possível quando todos cumprem com a parte individual que
lhes corresponde.
Em
resumo, a prática musical na escola serve para formar bons cidadãos e construir
um mundo mais humano. Os alunos aprendem a “saber estar” e a apresentar-se em
grupo.
“Saber
estar” também se espera do público que assiste, não devendo falar nem acenar
aos alunos que estão em palco para que eles se mantenham concentrados no
trabalho que apresentam.
Feliz
Natal!
PROGRAMA
turma 2.ºano
turma 3.ºA
turma do 3.ºB
turmas 3.ºB e 6.ºA
turma 6.ºB
turma 6.ºC
turma 6.ºD
turma 6.ºD
turma 7.ºB
Clube Instrumental
7.ºB
A gravação e montagem do vídeo foram realizadas pelo Professor António Garrido.
Sem comentários:
Enviar um comentário