segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

"TICO TICO NO FUBÁ" de Zequinha de Abreu - Clube Instrumental 3.º Ciclo

ZEQUINHA DE ABREU

José Gomes de Abreu, nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, no Estado de São Paulo, a 19 de setembro de 1880. Era o mais velho de oito irmãos. A mãe queria que fosse padre e o pai, que fosse médico.

Aos 7 anos, começou a frequentar aulas de música e durante o curso primário, organizou uma banda na escola da qual era maestro. Com 10 anos, tocava requinta, flauta, clarinete e começou a compor.

Aos 14 anos, foi enviado para o Seminário Episcopal de São Paulo, onde aprendeu harmonia. Três anos mais tarde, fugiu para trabalhar na farmácia do pai.

Mais tarde, mudou-se para a cidade, abriu uma farmácia e afastou-se da música por um tempo.

De volta à sua terra, retomou  o seu envolvimento com a música, ingressando na Banda Musical de Santa Rita. Logo assumiu a regência da banda, que passou a chamar-se Sociedade Musical Lyra Santarritense.

Em 1917, durante um baile, a orquestra apresentou um choro composto por ele. Zequinha ficou surpreso com a reação entusiasmada dos casais e batizou a música de “Tico-Tico no Farelo”, mas como já existia um choro com o mesmo nome alterou o título para “Tico-Tico no Fubá”. Só seria gravado 14 anos depois.

Em 1920, mudou-se para São Paulo, logo após o falecimento de seu pai. Aí, o seu piano, os seus conjuntos e as suas músicas eram muito requisitados em bailes, festas, casas dançantes e estabelecimentos.Além disso, dava aulas de piano e aproveitava para vender as partituras de suas músicas.

Boémio, improvisava ao piano durante horas, sempre com a cervejinha ao lado. Dois anos antes de morrer, fundou a banda Zequinha de Abreu.

Faleceu a 22 de janeiro de 1935, om São Paulo.

Gravado pela primeira vez em 1931, “Tico-Tico no Fubá” teve dezenas de regravações, por músicos populares e eruditos. Em 1942, recebeu letra de Eurico Barreiros e foi gravado por Ademilde Fonseca. Foi divulgado internacionalmente pela organista Ethel Smith, que o ouviu no Cassino da Urca, na década de 1940, e o levou para os Estados Unidos. 

 


 

 

 

 

3 comentários: